sábado, 20 de janeiro de 2018

REFLEXÃO SOBRE AFETIVIDADE

Questiono e defendo muito a importância da afetividade na aprendizagem tanto na relação aluno -professor, quanto com a família.
Vejamos o que Piaget diz sobre afetividade:
"É  indiscutível que o afeto tem um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem o afeto não haveria nem interesses, nem necessidades, nem motivação; em consequência , as interrogações ou problemas não poderiam ser formulados e não haveria inteligencia. O afeto é uma condição necessária para a construção da inteligência. No entanto, em minha opinião, não  é uma condição suficiente"( Piaget, 1962/1994,p129) 
Piaget expressa claramente que acredita em uma relação e dependência entre afetividade e inteligência.
Na minha opinião a afetividade deve estar sempre presente no processo de ensino aprendizagem, não importando qual a idade do educando mas principalmente na infância e na adolescência. Ela  facilita a aprendizagem, permitindo que o professor torne-se apenas mediador e construa juntamente com o aluno limites necessários para a compreensão de seus direitos e deveres e assim tornem-se indivíduos completos, questionadores, pesquisadores, capazes de enfrentar o mundo a sua volta, preparados profissional e socialmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário