sábado, 20 de janeiro de 2018

FASES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - PIAGET







Segundo a Teoria de Piaget  o sujeito constrói o conhecimento através de estágios ao longo de sua vida. São quatro os estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget:
*Sensório motor de zero a dois anos onde o desenvolvimento dá-se a partir de percepções sensoriais, experimentação, descoberta e noção do meio.
*Pré operatório de dois a sete anos onde começam as representações e esquemas simbólicos, acontece o desenvolvimento da linguagem e realidade e fantasia se confundem.
*Operacional concreto de sete a doze anos onde a criança inicia a escola e começa a raciocinar logicamente solucionando problemas mentalmente. Inicia a autonomia e começa a pensar antes de agir.
*Operacional formal de doze anos em diante onde a criança, já adolescente, desenvolve o pensamento formal e o raciocínio lógico.
Para Piaget o conhecimento se constrói através de processos de assimilação e acomodação, ou seja, incorporando novas informações a conhecimentos já existentes e mudando uma estrutura existente incluindo novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário