sábado, 20 de janeiro de 2018

À SOMBRA DESTA MANGUEIRA







Freire no texto de seu livro “À sombra desta mangueira”, trabalha a questão da dialogicidade procurando compreender o seu fundamento e não simplesmente descrevendo o perfil de seu conceito epistemológico. O autor se refere a dialogicidade como uma prática fundamental tanto à natureza humana e a democracia quanto como uma exigência epistemológica.
A dialogicidade é para o educador uma forma primordial de se comunicar dentro desse nosso tempo onde sentimos cada vez mais a necessidade de aprofundara linguagem para acompanhara tecnologia nos mostrando novos significados sobre conceitos de tempo e espaço.
Como educadores devemos estar abertos a reconhecer a nossa incompletude e assim buscar constantemente renovar-nos em busca do novo, procurando sempre mais ir além. E é através do diálogo que o professore desperta o interesse pelo conhecimento do novo.
Quando na prática o professor valoriza o conhecimento do aluno e permite que ele seja também um protagonista de seu espaço, está propondo trocas de informações e assim, o conhecimento circula fazendo com que as mudanças de vivências aconteçam.
E é nessa relação dialógica entre professor e aluno é que se encontra o dialogo no seu sentido de comunicação, entendimento, trocas, afastando assim, o fantasma da educação autoritária.

Na educação dialógica, o conhecimento é construído por educadores e alunos numa relação de troca onde ambos ensinam e ambos aprendem.

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