domingo, 21 de janeiro de 2018

MÉTODO CLINICO EM DUAS FASES



O  método clínico de Piaget é um teste de investigação do pensamento da criança. Através dele podemos observar como a criança percebe o meio e age sobre ele. Podemos observar como ela pensa, como assimila e  organiza as informações para construir o conhecimento.
Fazendo as atividades no período de recuperação e sem alunos,  resolvi procurar um vídeo feito por minha filha Manuela em 2013 quando ela estudava, no qual, ela aplica o método clínico no meu filho Santiago, na época com 6 anos. Observei que ela faz as perguntas um tanto ansiosa pelo resultado das perguntas mas ele sempre responde com convicção dentro do que ele vê e pensa ser o certo. 
Nesse primeiro vídeo, Santiago está no período pré-operatório. 
Nessa fase a criança não tem noção de conservação como podemos ver através do teste, ele afirma que a quantidade de água não é a mesma nos copos diferentes pois não possui a noção de conservação do líquido quando esse é transportado de um copo pequeno para um maior.





Resolvi fazer o mesmo teste com ele , agora com 11 anos, já no período operatório concreto  e podemos ver que ele responde com segurança tendo claramente  a noção de que a quantidade do líquido é a mesma não importando o tamanho do copo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário