domingo, 21 de janeiro de 2018

DEFICIÊNCIAS E DIFERENÇAS



Neste vídeo Izabel Maior nos dá a entender que as diferenças e diversidades sempre existiram e que a luta dos portadores de deficiência sé , principalmente, pelo respeito às diferenças. Vale a pena assistir e refletir. 
Viemos de uma cultura de desconhecimento do outro não estando sempre dispostas a conhecer aquilo que não é espelho, ou seja, se não é igual a mim, não sei como é. A diferença quase nunca é valorizada e o que tentamos aprender é que não existe uma homogeneidade, nosso pensamento é muito atrasado ao imaginar que somos normais quando somos todos iguais e anormais(patológico) quando algo nos diferencia.
uma questão muito interessante que ela fala é que no momento em que algumas famílias ficam sabendo que terão ou que tiveram um filho com alguma limitação é natural que se assustem, o que não é natural é o profissional que lida com essa situação assuste essas famílias. E isso ainda acontece porque ainda há resistência a mudanças e a mudar de posição insistindo em acreditar que pessoas merecem rótulos. o que não nos damos conta é que esses rótulos geralmente inferioriza quem o carrega e então determinamos escalas de valores para essa pessoa.
Infelizmente essa questão está enraizada nas comunidades no ponto de vista que se são dependentes, não podendo fazer tudo por si mesmo e necessitando de cuidados especiais, será uma pessoa que trará despesas para o país o que é um pensamento equivocado pois essas pessoas merecem políticas públicas que lhes ofereçam saúde , educação, bem estar social, de acesso ao trabalho e a cultura.
Tive uma menina cadeirante de aluna por alguns meses e pude constatar que não é fácil. o acesso a sala de aula até que era fácil através de uma rampa mas era somente isso. o acesso á informatica , a biblioteca e até mesmo ao pátio do recreio era bastante complicado. não havia brinquedos  adaptados na pracinha  e nem um profissional capacitado para assegurar a sua segurança física, mas a escola se dizia capacitada para receber alunos cadeirantes apenas por um rampa de acesso à sala de aula.
Vale a reflexão para uma abertura de nossas mentes.

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