sábado, 20 de janeiro de 2018

MODELOS EPISTEMOLÓGICOS






Em Psicologia nos foi proposta uma atividade de leitura e preenchimento e comparação de um quadro com os modelos epistemológicos. Esta atividade me fez refletir sobre a minha prática e qual metodologia venho utilizando em minhas turmas. Enquanto tinha turmas de educação infantil posso dizer que estava mais voltada a um modelo construtivista onde as crianças construíam suas aprendizagens e desenvolviam o conhecimento através de uma interação com o mundo, assim como as regras de convivência eram estabelecidas pelo grupo e eu servia de mediadora, aprendendo muito com eles. Mas na minha escola enquanto trabalhei com crianças maiores e vendo meus colegas , também posso dizer que o modelo usado não é apenas construtivista e sim uma mistura de todos. Ainda exigimos uma disciplina mais rígida , as aulas muitas vezes são expositivas e nossos alunos maiores estão sentados em carteiras enfileiradas esperando que o professor entre e exponha o conteúdo, muitas vezes agimos como se apenas nós , professores, detemos o conhecimento enquadrando-nos em um modelo empirista. Também muitas vezes deixamos nossos alunos livres para fazerem o que querem como no modelo apriorista. O bom dessa atividade é que através da leitura e do quadro pude comparar e refletir como estou trabalhando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário