domingo, 21 de janeiro de 2018

COLOCANDO EM PRÁTICA...

"O roteiro do vídeo sobre a história da Manu,feito e apresentado por nosso grupo na interdisciplina de Étnico Raciais, foi baseado em fatos reais que acontecem na maioria das escolas.  A temática do preconceito ainda muito atual  é necessária de ser discutida.
Embora a famílias e pais sejam conscientes  de suas origens e se reconheçam enquanto negros, pardos, brancos ou indígenas, ainda são necessárias ações que busquem a representatividade desses povos na política, nas mídias e na sociedade para que tenhamos políticas públicas que transformem a segregação social e o preconceito em empoderamento, igualdade e cidadania.
O cabelo crespo, cacheado, armado e volumoso da Manu é a mola que impulsiona cada um de nós a reflexão, debate e mudança de comportamento diante da desigualdade de direitos."
 
Esta apresentação do filme escrita por nosso grupo me faz refletir sobre minha prática com meus alunos. Este ano comecei a trabalhar com crianças de 2 e 3 anos no maternal de uma escola infantil e para aproximar-me melhor das crianças comecei a fazer o horário do salão de beleza que é depois da janta e antes deles irem embora. chegamos na sala e eu começo a fazer penteados para elas irem embora bonitas. No inicio era apenas para estabelecer um contato mais estreito com eles mas depois virou uma rotina que eles adoram e esperam ansiosos por esse momento. Notei como a auto estima de algumas meninas , tão pequenas ainda, melhorou pois não importa a cor ou o cabelo, todas vão maravilhosas para casa a ponto de que as famílias tinham dificuldade de desmanchar os penteados em casa pois as  crianças queriam seguir "lindas " até o outro dia. Este ano seguirei com o horário de Salão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário