domingo, 21 de janeiro de 2018

SETE SABERES ...ERRO E ILUSÃO





Sete Saberes é um livro,  escrito por Edgar Morin, que reúne um conjunto de reflexões com a intenção de servir de ponto de partida para os educadores repensarem a educação no século XXI.
No primeiro capítulo do livro , As cegueiras do conhecimento, o autor   aborda o Erro e a Ilusão e desenvolve os porquês desses erros e ilusões como pertencentes no desenvolvimento do conhecimento, partindo sempre da ideia  de que todo conhecimento comporta o risco do erro e  da ilusão, e que estes estão presentes desde o surgimento do Homo Sapiens.

Achei muito interessante e destaco o parágrafo onde o autor faz uma relação entre o risco de erro com a afetividade quando ele diz que o sentimento (amor,raiva,amizade)podem-nos cegar, e complementa dizendo que no mundo humano, o desenvolvimento da inteligencia é inseparável  da afetividade e nessa estreita relação a capacidade de raciocinar pode ser diminuída ou até mesmo destruída pelo déficit de emoção propiciando ao erro. 
O desejo de ter e/ou incentivar um espaço escolar homogêneo realmente é uma  grande ilusão e  continuamos insistindo assim como insistimos em erros e ilusões sobre determinados conhecimentos visto que sempre levamos em conta como vivemos, opiniões que criamos e nossas vivências. A insistência do erro da cópia e da repetição com a ilusão de que nossos alunos aprendam mais facilmente , é um exemplo. Lamentavelmente somos ainda, professores doutrinados por um sistema tradicional.   
Penso que como professores não somos os detentores de todo saber e comumente  nos deparamos com erros, e estando suscetíveis a eles,  devemos preservar as trocas de informações e o diálogo com nossos alunos promovendo assim uma troca de conhecimentos, pois é certo que aprendemos muito com eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário