quinta-feira, 28 de junho de 2018

MODELOS PEDAGÓGICOS, MODELOS EPISTEMOLÓGICOS

Leituras bastante relevantes sobre os modelos de que nos fala o professor Fernando Becker.

Primeiro modelo: Pedagogia Diretiva 

O professor  acredita que o conhecimento pode e deve ser transmitido para o aluno. Ele acredita no mito da transmissão do conhecimento - do conhecimento como forma ou estrutura; não só como conteúdo.

Esta ação do professor é legitimada por uma epistemologia,EMPIRISMO, segundo a qual o sujeito é totalmente determinado pelo mundo, pelo objeto ou pelos meios físico e social. 

O professor ensina e o aluno aprende, somente ele pode produzir algum novo conhecimento no aluno, ele pensa que seu aluno aprende apenas quando ele ensina, não levando em conta sua bagagem anterior  e sua capacidade de construir sua própria aprendizagem.


Segundo modelo:Pedagogia Não Diretiva:


 O professor é um auxiliar do aluno, um facilitador, como diz Carl Rogers. O aluno já nasce trazendo uma bagagem de conhecimento que deverá apenas se desenvolver.
O professor deve interferir o mínimo possível e acredita que o aluno aprende por si mesmo, podendo ele, no máximo, auxiliar a aprendizagem do aluno. A epistemologia que fundamenta essa postura pedagógica é a apriorista.

"Apriorismo" vem de a priori, isto é, aquilo que é posto antes (a bagagem hereditária), como condição do que vem depois.

Essa mesma epistemologia, que concebe o ser humano como dotado de um saber "de nascença", admite também o ser humano desprovido da mesma capacidade ou seja, "deficitário". Mas esse déficit eles acreditam existir entre os miseráveis, os mal nutridos, os pobres, os marginalizados.

O professor é um facilitador da aprendizagem , o aluno traz consigo muitos conhecimentos, mas o professor não pode esquecer o que seria a característica fundamental de sua ação pedagógica: a intervenção no processo de construção da aprendizagem, construção esta que é de seu aluno.


Terceiro modelo: Pedagogia Relacional 


O professor acredita e o aluno só aprenderá alguma coisa, isto é, construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar a sua ação. Ação é a prática, seu modo de pensar é a teoria.Engloba o que aprendemos de Piaget sobre sua epistemologia genética e também de Emília Ferreiro e outros educadores sobre o Construtivismo.


Construtivismo - O conhecimento não é dado como algo definitivamente pronto ou terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.Engloba o que aprendemos de Piaget sobre sua epistemologia genética e também de Emília Ferreiro e outros educadores sobre o Construtivismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário