quinta-feira, 28 de junho de 2018

MEMÓRIAS DA TECNOLOGIA NA ESCOLA


Trabalho de Teconologias  em grupo que considero importante postar:

Desde o nascimento convivemos com tecnologias, porém a partir do século XX vem se intensificando o uso das tecnologias na sala de aula para atender as necessidades dos alunos contribuindo com o desenvolvimento das suas aprendizagens. Antes disso, por volta de mil novecentos e sessenta houve uma inserção tecnológica nas escolas que nesse período seguiam o Modelo Tecnicista onde o objetivo era ter mão de obra qualificada para o mercado de trabalho que nesse período precisava de pessoas com conhecimentos específicos de acordo com as tecnologias da época, de modo que cabia ao professor apenas aplicar os manuais e ao aluno o papel de receptor de todas as instruções.

Com muitos dos recursos tecnológicos criados, principalmente a partir da segunda guerra mundial a população passou a ter mais acesso as tecnologias, o que acabou acarretando a transformação das relações socioeconômicas da sociedade. Se analisarmos a trajetória histórica de formação de nosso território brasileiro, temos na década de 40 e 50 uma economia predominantemente rural e a população na sua maioria analfabeta, então um dos recursos utilizados para se erradicar o analfabetismo foi o rádio, necessitando de um monitor e um espaço para conduzir as atividades propostas. Com o Movimento de Educação de Base, na década de 60, temos ações do Governo Federal em conjunto com a Igreja Católica, alguns alunos secundaristas e pessoas das próprias comunidades para a difusão destas ações.

Na sequência temos a utilização da televisão como meio de difundir o acesso ao conhecimento com objetivo de suprir a lacuna deixada pelo ensino básico para grande parte da população, bem como um instrumento de fortalecimento dos valores e costumes ditando normas e regras sociais.

Já os computadores, chegaram na década de 70, com o incentivo das universidades e atualmente são instrumentos indispensáveis à população e em todos os setores, propiciando um ambiente de dimensão virtual e com todas as potencialidades, seja da linguagem oral e/ ou escrita. Com o desenvolvimento das tecnologias de informação o sujeito está mais próximo das informações desejadas, em um ambiente mais dinâmico e interativo, podendo ter acesso à chats, fóruns, livros, ou seja, uma gama infinita de informação ao alcance de um clic.

Ao confrontar nossas linhas de tempo, fica evidente a influência do período histórico no qual cada uma de nós iniciou sua vida escolar, ainda assim foi possível encontrar elementos que persistiram ao tempo e continuam sendo importantes para o nosso processo de aprendizagem enquanto instrumento funcional ou recurso pedagógico.

Nossas lembranças escolares da infância nos remeteram a tecnologias que otimizavam o processo de aprendizagem, mas não havia por parte do professor a intencionalidade pedagógica por parte do professor.

Hoje acreditamos que o nosso papel enquanto educadores é oportunizar aos nossos alunos o uso de novas tecnologias na busca de informações e construção do conhecimento, trazendo para a sala de aula recursos que já são utilizados no cotidiano, estimulando-os a pensar, estruturar suas ideias, elaborar hipóteses, satisfazer suas curiosidades e sentir prazer na realização das atividades e na obtenção dos objetivos pretendidos, ou seja há uma intencionalidade pedagógica na utilização de cada recurso tecnológico.

Frente a esse avanço tecnológico que transforma tanto o nosso cotidiano como a nossa sala de aula, nosso maior desafio é acompanhar o tempo dos nossos alunos que estão anos luz a nossa frente nesse universo tecnológico, bem como ensiná-los a fazer uso de todas essas ferramentas para fins de aprendizagem, pois independente da época e em todos os tempos o mediador é o educador, e a ele cabe a tarefa de apropriar-se das inovações a fim de utilizá-las na promoção e qualificação das situações de aprendizagem.


Carine Dias, Jaqueline Rosa e Luciana Arcos





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