sexta-feira, 29 de junho de 2018

SUJEITOS DA EJA




A EJA é uma modalidade de ensino diferente, pois trabalhar com sujeitos diferentes, sujeitos esses que já tem uma apropriação do mundo, mesmo, que ainda não tenha uma apropriação da palavra. 

Posto diante do mundo, o homem estabelece uma relação sujeito - objeto da qual nasce o conhecimento, que ele expressa por uma linguagem. Esta relação é feita também pelo analfabeto, o homem comum. A diferença entre a relação que ele trava neste campo e a nossa é que sua captação do dado objetivo se faz pela via preponderantemente sensível. A nossa, por via preponderantemente reflexiva. Deste modo surge a da primeira captação de compreensão preponderantemente “mágica” da realidade da realidade. Da segunda, uma compreensão preponderantemente critica. (FREIRE, 1983, p. 67)

Nesta linha de pensamento, Freire diz que esse sujeito, especificamente analfabeto, da EJA, , é um ser que já tem sua cultura e não é um objeto a ser moldado pela educação, neste momento  compreendemos que devemos pensar na alfabetização a partir de  um contexto já vivenciado pelos mesmos 

Na escola onde trabalhei por 6 meses com a EJA pude constatar que são jovens e adultos trabalhadores ou não que não iniciaram ou não concluiram os estudos na época certa. São adolescentes que repetiram muitas vezes ficando fora da idade. São adultos mais velhos que não tiveram oportunidade de estudar devido as condições de vida e atraves da oportunidade do estudo buscam aprendizado, querem aprender a ler e escrever assim como adquirir mais conhecimentos do mundo. Desejam se socializarem , fazerem parte do mundo atual onde possam usar  ferramentas  como computadores , celulares, internet. Eles sonham em concluir os estudos para sentirem-se inseridos na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário