sábado, 23 de julho de 2016

UM POUCO DE TEORIA DO BRINCAR

Que brincar é importante fundamental para as crianças todos sabemos mas neste semestre tivemos a oportunidade de fazer várias leituras a respeito e conhecer um pouco da teoria dessa importância.
A que mais me chamou atenção foi Winnicott  que defende que a personalidade da pessoa é formada através de experiências da infância e por isso constatou a importância do brincar desde os primeiros anos de vida defendendo que nesse momento  através de brincadeiras se forma a identidade.
Fica bem claro nas leituras a importância do brincar nas diversas fases de desenvolvimento da criança desde os primeiros meses de vida onde através da mãe a criança adquire segurança e autonomia seguindo o processo do desenvolvimento humano até a fase adulta. Podemos acompanhar essa evolução através da classificação dos jogos segundo Piaget. Tais jogos seguem uma ordem  onde cada etapa de desenvolvimento depende da anterior seguindo uma graduação de complexidade nas ações realizadas pela criança de uma maneira seqüencial.  os jogos são classificados em JOGOS DE EXERCÍCIO, JOGOS SIMBÓLICOS E JOGOS DE REGRAS.
Jogos de exercícios aparece no primeiro período de desenvolvimento  onde a criança começa a explorar o mundo, nessa fase a criança começa a conhecer e dominar seus sentidos, seus movimentos e sensações  Esse período é acentuado principalmente nos primeiros dezoito meses, mas permanece por toda a vida.
Jogos simbólicos acontecem entre dois até sete anos e é a fase onde a criança representa atividades da vida real. O Jogo Simbólico permite que a criança desenvolva a imaginação e compreenda o mundo e a realidade.
Jogos de Regras começam a aparecer aos quatro anos de idade e nunca mais desaparecem. Piaget diz que esses jogos envolvem combinações sensórios motoras(corridas, lançamentos de bolinhas) ou intelectuais(xadrez, cartas, dama)de competência dos envolvidos e regulados por um código transmitidos de geração em geração ou por acordos improvisados.

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