domingo, 31 de julho de 2016

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL


A musicalização infantil é um poderoso instrumento na educação. A musicalização desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, o respeito a si próprio e ao grupo, a rapidez de raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras tantas qualidades que ajudam na formação do indivíduo. Antes de nascer, ainda no útero da mãe, a criança já entra em contato com elementos fundamentais da música como o ritmo, através das vibrações e pulsações do coração da mãe.

Li uma reportagem onde diz que o tambor talvez seja o instrumento musical mais primitivo de todos. Além de ter a ver com o ritmo de qualquer música, ele também está associado à comunicação entre as pessoas. Os índios africanos se comunicavam à distancia por tambores.

Observando as crianças, vejo que o tambor é um dos  primeiro instrumento que elas descobrem quando ainda são bebês usando panelas, baldes, caixas de papelão, latas ou qualquer outro objeto que se assemelhe para baterem como se fosse um tambor.
Pensando nisso, juntei algumas idéias para levar a minha sala de aula e confeccionar com eles esse instrumento, fazendo uso de sucatas.
A idéia é desenvolver e estimular sua musicalização envolvendo a criatividade  proporcionando alegria e prazer no aprendizado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário