sexta-feira, 22 de julho de 2016

GÊNERO E CONTOS DE FADAS

Achei muito interessante o tema sobre a questão de gênero nos contos de fada que trabalhamos na disciplina de Literatura Infantil
A figura feminina é sempre aquela moça linda, branquinha que usa um vestido lindo, que tem cabelos maravilhosos, sensível, sofrida, geralmente são frágeis e precisam da figura masculina para salva-las e faze-las felizes. Já a figura masculina  são fortes, corajosos e valentes.
Como trabalhar isso hoje em dia com nossas crianças em um mundo onde as mulheres já não são e nem sonham mais com o modelo de princesas e nem todos os meninos são príncipes encantados.
 Embora ainda existam ainda mulheres semelhantes ao de contos de fadas, meninas criadas voltadas a valorização da beleza, criadas e educadas para fazerem um bom casamento e as princesas ainda exerçam um encanto nas meninas, a grande maioria das mulheres hoje em dia são muito diferentes, trabalham, não dependem de homens, não vivem em função da beleza e dão um outro exemplo para seus filhos. E o mesmo acontece com os meninos
Precisamos escolher bons livros que mostrem toda a fantasia mas também toda a nossa realidade o que não impede que muitos sonhem um dia encontrar um "par" (príncipe ou princesa)  pois uma semelhança que vejo nos personagens de contos de fadas e jovens de hoje é a sensibilidade e o sonho de viverem felizes para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário