sexta-feira, 22 de julho de 2016

REFLETINDO SOBRE O BRINCAR



A questão do brincar é um tema tão amplo e tão importante que posso dizer que é a minha maior inquietação desde que comecei a trabalhar com a Educação Infantil. Sabemos que o brincar sempre existiu na vida dos seres humanos , bem antes de tantos estudos e pesquisas sobre o assunto. Há evidências que ao longo do tempo e da história e em todos os lugares, os seres humanos brincavam. Com a diminuição do espaço físico para essa atividade e o aparecimento da escola, depois a industria de brinquedos, logo a influência da televisão e toda a tecnologia que praticamente nos atropelou, vejo que houve e há um movimento pelo resgate do brincar e daí a necessidade de demonstrar a sua importância em novas pesquisas e estudos.
Além de meus alunos tenho um filho de 9 anos que acompanho muito o seu  desenvolvimento observando suas brincadeiras em cada fase e em cada etapa do seu crescimento e que agora lendo e estudando a respeito posso me posicionar mais claramente sobre o assunto. 
Desde que comecei a trabalhar com crianças de 5 anos sempre deixei eles brincarem muito nas atividades propostas dentro de meus objetivos, e muitas vezes fui muito criticada na escola por algumas supervisoras que queriam uma rotina  com mais atividades acadêmicas, com mais horários de silêncio, de trabalho de "treino" de escrita e leitura. Hoje estudando e lendo a respeito me sinto mais tranquila e mais feliz pois me dou conta que não errei e não estou errando. Posso sim e vou me aperfeiçoar em como trabalhar de maneira lúdica proporcionando a eles não só momentos alegres e de farras mas também de aprendizagem. E não tenho a menor dúvida de que brincando a aprendizagem além de ser muito mais prazerosa é também muito mais eficiente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário