sexta-feira, 22 de julho de 2016

TRABALHANDO IGUALDADE



Trabalhar com as diferenças e sobre elas é uma tarefa delicada e a literatura é um meio maravilhoso e perfeito pra isso pois há sempre uma identificação do leitor com o personagem como há na criança que escuta a história com a sua realidade. Vejo que a literatura infantil vem se tornando cada vez mais rica no assunto mas realmente devemos estar atentos a cada abordagem e a cada realidade de nossos alunos por isso a escolha dos livros é importante. 
Na Ed Infantil, que é a minha área, vejo que é fundamental o trabalho através da literatura pois é nessa fase do desenvolvimento de nossas crianças que conseguimos incutir neles os melhores valores possíveis a respeito de igualde. 
Este ano estou  vivenciando uma situação com o meu filho e o pai dele que teve uma filha há dois meses e a menina tem Síndrome de Down. O pai está simplesmente em estado de choque achando que o mundo acabou pra ele mas meu filho de 9 anos está simplesmente apaixonado e encantado com a irmãzinha e a conversa deles sobre o assunto foi extremamente comovente e me mostrou uma grande diferença entre gerações em relação ao preconceito . Essa situação e várias que eu venho observando, me fazem pensar que cada vez mais as novas gerações estão se formando livres desses preconceitos e a literatura infantil que trata de inclusão tem sido uma arma poderosa pra isso pois através dessas histórias lindas que nossas crianças ouvem na escola, elas estão formando seus valores muito diferentes que seus pais ou avós.
Quem é diferente? Penso que isso é um tópico que devemos realmente pensar e trabalhar em nossas crianças pois quando o pai do meu filho veio dizer a ele que a irmã tinha "problemas" e nunca seria igual a ele a resposta imediata do meu filho de 9 anos foi : " pai, problemas tens tu de pensares que ela será diferente de mim". Tenho certeza que a literatura fez meu filho pensar assim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário