quinta-feira, 21 de julho de 2016

PROJETO LETRALÂNDIA











"O Projeto Letralândia tem como principal meta propiciar um ambiente lúdico, comprometido com a construção de aprendizagens significativas, objetivando o desenvolvimento da consciência fonológica, a alfabetização e o letramento junto às crianças que apresentam maior dificuldade no avanço das hipóteses de escrita durante o processo de alfabetização.   
 Considerando as dimensões científicas, culturais e artísticas dos alunos envolvidos, propõe um ambiente onde alegria e aprendizagem sejam inseparáveis, viabilizando a construção e reconstrução de experiências inteligentes e afetivas, formação de valores e atitudes, estabelecendo vínculos interpessoais e desenvolvimento de habilidades e competências, favorecendo o desenvolvimento integral de cada criança, propiciando desta forma, a socialização/promoção dos alunos(as) com o intuito de formar sujeitos críticos, autônomos, participativos e humanizados."

Essa Proposta Educacional foi desenvolvida pela Professora Jussimara Rocha, minha colega e amiga pessoal e é totalmente voltada para o lúdico. As crianças participam do projeto  no horário inverso as aulas normais. Funciona com turmas pequenas de poucos alunos. Pessoalmente já vi o avanço de muitas crianças que não conseguiam se alfabetizar e que em questão de menos de dois meses já estavam escrevendo.O que nos faz pensar como é importante a brincadeira, como é importante não mudar o mundo da fantasia das crianças esperando que elas respondam positivamente com tudo que impomos numa sala de aula tradicional.
Vale a pena conhecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário