sábado, 15 de abril de 2017

O QUE É CIÊNCIA?

Durante o segundo semestre de 2017 foi levantada a questão do que é Ciência no fórum da interdisciplina CONHECENDO O MUNDO ATRAVÉS DAS CIÊNCIAS  NATURAIS. E como uma das coisas que mais gosto é ler os fóruns do moodle, dei uma passadinha lá para me inspirar e escrever as postagens que me faltam. Ao ler as postagens dos colegas destaquei algumas respostas sobre esse questionamento, para refletir.

O QUE É CIÊNCIA?
-Experiências, pesquisas, descobertas
-Transformação, vida, desenvolvimento, evolução
-Estudo de tudo que nos rodeia, do que é vivo e do que não é
-Estudo dos seres vivos e dos que não são vivos (mortos?)
-Conhecimento do mundo a nossa volta
-Estudo dos seres vivos animados e inanimados
-Estudo do meio ambiente em geral
-Observação e reflexão sobre os fenômenos encontrados em nosso espaço de vivência 

Essas entre outras tantas respostas me provocaram uma inquietação sobre o tema e uma reflexão do que estaremos transferindo aos nossos alunos e de que forma eles estão entendendo o quanto realmente a Ciência não é tão simplesmente isso.
Certo que tudo isso é sim Ciência mas não me satisfaço apenas com essas definições e fui procurar algumas leituras e encontrei uma material que achei de fácil leitura e bem dinâmico pois me questiona e provoca algumas curiosidades ativando meu interesse: http://www.wfsj.org/course/pt/pdf/mod_5.pdf . Refletindo acho que esse processo de curiosidade, interesse, busca, observação, reflexão, experimentação também é Ciência.
No fórum eu escrevi que Ciência é tudo aquilo que pensamos , observamos, experimentamos. Lendo, refletindo e pensando no assunto vejo que é bem mais do que isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário