sábado, 25 de fevereiro de 2017

POR QUE A CHUVA CAI?

Este semestre fiz uma atividade com meus alunos que postei no fórum de Ciências e que foi muito legal pois partiu deles uma curiosidade e logo na minha memória  veio uma lembrança de minha infância que  poderia usar com eles. Começou a chover muito forte e todos foram para a janela ver a chuva e  então começaram as indagações: de onde vem a chuva? do que é feito a chuva?onde ela estava antes no céu?

Lembrei que quando era criança, na escola, minha professora tinha feito uma experiência de Chuva Artificial e disse que mostraria uma coisa bem legal pra eles para explicar como acontecia a chuva. Consegui no refeitório e na cozinha os materiais necessários e realizamos a experiencia que deu certo e eles adoraram pois consegui responder as curiosidades deles de maneira prática e concreta.

Refletindo sobre minhas duas postagens anteriores vejo que minha memória filtrou muitas coisas da escola mas que essa experiência foi um aprendizado por isso permaneceu e também comecei a pensar que o resultado  dessa experiência com eles mostra bem como o pensamento infantil intuitivo deles e que se satisfaz não com conceitos químicos e físicos mas de forma prática. Eles observaram , compararam e regiram a situação exposta sanando a curiosidade.





Experiencia da Chuva Artificial adaptada para o JB


Você vai precisar de:

1 pote transparente com água quente

1 prato

Gelo


Como fazer a experiência:

Com o prato, cubra o pote com água quente e espere alguns segundos.

Depois, coloque os cubos de gelo em cima do prato. Repare nas pequenas gotas que vão parecer dentro do pote.

Pronto! Você acabou de criar uma chuva artificial!

A explicação foi bem ao nível de entendimento deles. Expliquei que com o calor a água dos rios, lagos e oceanos evaporavam formando nuvens e que depois voltavam a cair em forma de chuva.