quarta-feira, 19 de abril de 2017

TANGRAM

Lendo os fóruns do curso vi uma postagem de uma colega com uma atividade com o Tangram, um quebra cabeça de origem chinês formado por apenas 7 peças, e fiquei curiosa pois conhecia mas nunca havia nem jogado nem usado com meus alunos.
Lendo a respeito descobri o quanto esse antigo e simples jogo é benéfico pois é capaz de estimular tanto o lado esquerdo do cérebro, que lida com a lógica, quanto o lado direito, que é encarregado das informações abstratas. 
Para montar figuras é necessário planejar onde as peças serão colocadas exercitando assim a resolução de problemas. Estimula a criatividade pois as peças permitem que várias figuras sejam montadas e algumas dessas figuras montadas de maneiras distintas. O Tangram exige que as peças sejam posicionadas e movimentadas fazendo com que o cérebro trabalhe regiões responsáveis pelo reconhecimento e posicionamento de formas geométricas , melhorando assim a noção espacial.
Apresentei aos meus alunos de JB no semestre passado e foi super produtivo pois eles adoraram e foi possível trabalhar várias áreas com diversas atividades. Este ano estou pensando e planejando como trabalharei com os adultos usando o jogo pois tenho certeza que eles vão adorar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário