Um dos temas abordados neste eixo IV foi o tempo na escola. Um assunto super interessante que gostei muito de ler o artigo de Oliveira(2016) ,sobre as questões de tempo na escola , pois há muitas maneiras de ver e pensar e
como é usada e aproveitada tal organização desse tempo.
O tempo é demarcado na escola em todo sentido, Grau,
Séries/Ciclos, dias letivos, semestres, trimestres, bimestres, períodos. E o
tempo pedagógico tem suas fragmentações das atividades da instituição durante
cada ano letivo como datas comemorativas, planejamentos, avaliações, provas,
reuniões, férias etc.
Creio que para o professor, o tempo de sala de aula NÃO
deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações de realizar atividades
que se destinam a preencher a carga horária pois a instituição é toda dependente
dessa organização do tempo de preenchimento da carga horária e o cumprimento
das atividades que se destinam à mesma, há uma cobrança desse cumprimento pelas
secretarias de educação, pelas direções das escolas, pela supervisão. Não há
liberdade, não há descumprimento das regras impostas. O que ainda temos são professores , e me incluo, que seguem à risca o tempo determinado, não importando o que está sendo feito no momento, muitas vezes sem concluir o que se iniciou .O sinal tocou, o bimestre ou trimestre acabou, o ano fechou e o tempo acabou.
Referência:
OLIVEIRA, Cristiane et al. Questões sobre o tempo no espaço escolar. Disponível em: <http://www.ufjf.br/espacoeducacao/files/2009/11/cc07_1.pdf> Acesso em 20 set. 2016.
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