quarta-feira, 19 de abril de 2017

TRABALHANDO IDENTIDADE ATRAVÉS DE UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA

Na interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais li um artigo de Hilary Cooper sobre como  ajudar  crianças pequenas a se relacionarem com o passado por meios que reflitam uma real investigação histórica.
Gostei muito da leitura do texto pois nos sugere atividades de como trabalhar e desenvolver no aluno a questão da  história incluindo a sua própria , relacionando o presente com o passado de cada um.
A partir da leitura destaco a ação "Sequenciando fontes" e como gosto muito de fotografias pensei em uma atividade que pudéssemos explorar a História de cada um através de imagens antigas de seus pais e avós. Pensei na organização de uma exposição através de uma linha de tempo.
 Em um primeiro as crianças pediriam em casa fotos de seus avós, de seus pais e deles próprios menores e atuais em situações e lugares diversos.
Em um segundo momento já em sala de   aula e com as fotos faríamos uma breve observação e elaboraríamos entre todos um questionário com observações e curiosidades deles em relação as fotos, a ser levado pra casa e feito para os avós , pais ou  as pessoas que aparecem nas fotos com perguntas como: Qual a idade das pessoas que aparecem ali, quantos anos elas tinham na foto, aonde estavam, como eram as roupas que se usavam naquela época, onde eles estudavam e como era as escolas deles, eles usavam uniformes?...etc
E um terceiro momento faríamos uma explanação de todas as respostas dividindo em uma linha do tempo estipulando períodos que pode ser décadas (1950, 1960, 1970, 1980, 1990, 2000, 2010), identificando características e diferenças de cada época.
Montaríamos a exposição  nessa linha do tempo colando as fotos correspondentes em cada época e escrevendo curiosidades sobre cada época.
Tive essa ideia mas não tive a oportunidade de aplicar semestre passado, agora estou pensando em uma adaptação para minha turma de EJA deste ano.