quarta-feira, 19 de abril de 2017

MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO



Na interdisciplina de Reconhecendo o Mundo através da Matemática nos foi apresentado um texto para leitura, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO A TODA HORA.Adorei o texto pois é exatamente assim que trabalho com minhas crianças além de ter ideias ótimas que vou colocar em prática.
A divisão e a multiplicação assim como a adição e subtração são operações que estão no nosso dia a dia em quase tudo que vemos e fazemos, o importante é fazer a criança se dar conta que pode resolver esses problemas apenas pensando e colocando em pratica o que mais adiante ela passará para a escrita dos números e a operação na sua forma mais técnica.
Trabalho muito com meus alunos com a parte corporal como no texto, fazemos um jogo que eles adoram que é em roda, todos sentadinhos eu vou dizendo determinadas características e aqueles que possuem tal características devem levantar e mudar de lugares. Ex quem tem cabelo curto , quem está de blusa branca, quem lavou os dentes antes de sair, quem tomou café. Essa é uma atividade que considero de divisão pois estamos dividindo a turma de acordo as suas características e atividades. Trabalho muito com recorte e colagem fazendo grupos de objetos, eles recortam coisas parecidas e dividem em grupos da mesma família , ex: conjunto de alimentos, conjunto de brinquedos, conjunto de animais etc.

No  texto relata como as crianças vivenciando e trabalhando as operações através de jogos e de dinâmicas praticas, consegue elaborar muito mais facilmente o conceito proposto, facilitando depois mais adiante todas as outras operações.




Referencia: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica2/campo_multiplicativo/nova_escola_campo_multiplicativo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário