quarta-feira, 17 de abril de 2019

REFLETINDO SOBRE O BRINCAR

Em julho de 2016 escrevi nesta postagem em anexo que o brincar era uma de minhas maiores inquietações pois naquele momento eu estava começando a estudar a respeito e muitas dúvidas  quanto a minha prática em sala de aula estavam sendo esclarecidas no momento. 
A questão é que realmente o Brincar é o "grande tema" na Educação Infantil e não tenho a menor duvida de sua importância para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Mas infelizmente  ainda vemos na pratica algumas  educadoras que ainda não despertaram para a importância do brincar e muitas vezes privam as crianças de um desenvolvimento alegre e feliz como deve ser. É impossível pretender que uma criança não brinque na escola , o mundo dela é o brincar, privar a criança disso é  diminuir muito as suas possibilidades. Hoje sigo pensando como antes  mas conseguindo ter uma visão mais direcionada para o alcance que a brincadeira tem no aprendizado. 
Em 2018 fiz um curso de extensão sobre docência na Educação Infantil e  o que mais me chamou a atenção  foi  uma aula onde a professora Tânia  Fortuna abordou o tema  da infância vivendo cada vez mais indoor  ou seja, dentro de casa, sozinha apenas com toda essa tecnologia disponível hoje em dia muito ao alcance das crianças e os efeitos dessa  interação tecnológica sobre o comportamento de nossas crianças e jovens cada vez mais alarmantes. Estudos mostram que houve um grande impacto na cultura lúdica, ou seja,nos modos de brincar, no valor atribuído a brincadeira e no próprio repertório de jogos e brincadeiras das crianças de hoje. A capacidade de pensar, criar,analisar está sendo afetada e a criança já não é mais atraída àquelas antigas brincadeiras.
Vejo na prática, meus alunos com 5 anos preferirem jogar videogame a brincar de esconde esconde.
Porém, ainda acredito que a escola ainda tenha um papel muito importante nesse processo de proporcionar e incentivar  que a criança crie suas brincadeiras de acordo aos seus interesses e consequentemente a desenvolver sua aprendizagem de uma forma mais significante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário