quarta-feira, 17 de abril de 2019

PERCEPÇÃO DE CORPOREIDADE

    
Neste semestre  do EIXOVIII  a interdisciplina de Corporeidade me fez ver o individuo como um todo, onde corpo e mente interagem e se transformam a partir de nossas vivências. 
Podemos observar que a criança reage a todos os estímulos que recebe.  A criança tratada com violência vai reagir negativamente e a criança tratada com carinho e atenção reagirá positivamente. 
O bebê desde que nasce precisa constantemente de  estímulo tátil para sobreviver e crescer saudavelmente ou terá muita dificuldade em seu desenvolvimento motor, cognitivo e intelectual assim como problemas para socializar-se. O cérebro precisa receber estímulo afetivo para desenvolver-se adequadamente.
Em nossas salas de aulas vivenciamos experiências com nossos alunos através dos sentidos. Já nos primeiros dias de adaptação podemos ver a importância da corporeidade e como ela se torna absolutamente necessária para que a criança consiga sentir-se inserida naquele meio. 
O abraço, o toque,o carinho, vai fazer com que ela se sinta acolhida e segura fazendo com que seu cérebro torne-se receptível para novas experiências e aprendizados.
Este ano tenho uma turma  de crianças muito agressivas, inquietas, sem limites  e logo comecei a observar como um carinho, um estímulo, um elogio faz uma grande diferença na vida e no comportamento dessas crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário