quarta-feira, 17 de abril de 2019

BLOQUEIOS À CRIATIVIDADE



Estamos sempre querendo acertar, sempre buscando o ideal mas mais do que isso sempre esperando a aceitação do outro para quase tudo aquilo que fazemos. O receio de não dar certo e de não ser aceito nos causa medo e consequentemente nos bloqueia muitas vezes. Ter segurança e conhecimento naquilo que queremos criar é fundamental pois nos trará uma auto confiança e a convicção que vai dar certo.
Somos muito dependentes da opinião e da critica dos outros e vejo muito isso em meus alunos desde muito pequenos. Muitas vezes eles fazem um desenho e ficam dizendo que está feio pois eles sentem medo de que eu não vá gostar e vá criticar e esse medo se não trabalhado com estímulos positivos vai bloqueando a crianças de querer criar outros desenhos. Creio que esse bloqueio criativo pode acompanhar a pessoa desde muito cedo. Para criar é necessário coragem e confiança e isso devemos trabalhar muito com nossos alunos .
A sociedade nos bloqueia pois determina padrões que para segui-los deixamos de criar e inovar. Também me veio a lembrança de salas de aulas tradicionais e, me veio a lembrança da minha época de aluna criança onde para mim o maior sacrifício era ter que apresentar um trabalho oral e a insegurança de mostrar o que eu fazia ou o que eu pensava. Lembro dos jogos de mímica que eu sofria quando chegava a minha hora.Até hoje me sinto "travada" em apresentações oral. Por insegurança e deixamos de fazer por medo da rejeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário