domingo, 5 de agosto de 2018

REFLETINDO SOBRE A AVALIAÇÃO



No meu entendimento , a avaliação deve ser um processo diário de observação de cada criança em especial, onde poderemos através da convivência detectar avanços ou retrocessos no desenvolvimento da criança individualmente e no convívio com o grupo.
 LUCKESI, 2005, p.172, escreveu : "Defino a avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que  a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo. Para compreender isso, importa distinguir avaliação de julgamento. O julgamento é um ato que distingue o certo do errado, incluindo o  primeiro e excluindo o segundo"
Lendo essa citação reflito sobre as práticas de avaliações que já presenciei em algumas escolas, tanto de meus filhos como nas que trabalhei. Sabemos que a avaliação não deve ser um julgamento separando quem aprende e quem não aprende pois sabemos que todos aprendemos  alguma coisa, sempre. A questão é observar para conhecer cada aluno individualmente com suas especificidades e poder relatar o quanto a aprendizagem nessa criança está desenvolvendo-se adequadamente ou não mas nunca com o intuito de distingui-las nem tampouco excluí-las o que , infelizmente na prática, acontece em algumas escolas. Os que não conseguem aprender aquilo especificamente que está sendo avaliado, é penalizado com uma reprovação , sendo assim excluídos do grupo.
Na Educação Infantil a criança está constantemente evoluindo e nos surpreendendo com novas aprendizagens a cada dia, então faz-se necessário anotar suas evoluções diárias  para acompanhar o seu desenvolvimento. Ao final de cada semestre fazemos um parecer descritivo para entregar as famílias para que estas possam acompanhar os avanços no desenvolvimento  afetivo, motor e cognitivo de seus filhos.

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