domingo, 5 de agosto de 2018

SOBRE O TEXTO "O MENININHO" DE HELEN BUCKLEY





Lendo o texto: " O Menininho " de Helen Buckley confesso que senti uma tristeza muito grande ao mesmo tempo que comecei a  refletir muito sobre a minha prática pedagógica.  A autora mostra o quanto a escola pode podar o entusiasmo, a criatividade  e o senso crítico e reflexivo das crianças. E tudo isso para manter a disciplina  e a ordem na sala de aula com  tantas crianças.

Ao entrar na escola pela primeira vez a criança depara-se com um mundo completamente novo fora do seu ambiente , chega cheia de curiosidade e expectativas e infelizmente muitas vezes o resultado é frustrante ,o resultado  da vivência na  escola é a acomodação e a aceitação de tudo sem reflexões ou questionamentos, como a autora mostra no texto:
" ... o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. ""...ele não fazia mais as coisas por si próprio ...”  
O menininho cresceu mais um pouco e mudou de escola, mas não sabia mais desenhar, estava condicionado aquela prática da cópia exigida por sua primeira professora  e quando teve a oportunidade de expressar sua criatividade, desenhou uma flor vermelha com o caule verde,  exatamente  como sempre havia desenhado tal qual como a antiga professora havia ensinado e ensinado como correto e  bonito.
Esse texto escrito de forma simples e clara me fez refletir sobre como os primeiros anos da Educação Infantil é importante  para a criança sempre quando  não aconteça  a mesma coisa que aconteceu com o menininho. Devemos desenvolver na criança a capacidade deles observarem, pensarem, serem críticos e criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário