domingo, 5 de agosto de 2018

BREVE REFLEXÃO SOBRE A EJA




Durante as leituras feitas durante o semestre percebemos que os programas da EJA, foram constantemente interrompidos e tiveram propostas que vão desde a erradicação do analfabetismo a continuidade dos estudos. Embora sejam visíveis os esforços para institucionalizar a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, percebemos que a mesma ainda é inferiorizada diante das demais modalidades de ensino, já que os alunos em sua maioria são pessoas que estão à margem da sociedade.
De acordo com minha experiencia durante um ano em uma turma da EJA,pude observar que  existem dois grupos que procuram a Educação de Jovens e Adultos. O primeiro grupo é formado por adultos e idosos que viveram em uma época em que o acesso ao ensino era mais restrito, na maioria dos casos, foram crianças e jovens que começaram a trabalhar muito cedo para ajudar no sustento de suas famílias ou ficavam cuidando da casa para os pais trabalharem. O outro grupo é formado por jovens e adultos que abandonaram a escola devido a fatores extraescolares como a pobreza e a necessidade de trabalhar assim como meninas que muito cedo engravidaram e abandonaram a escola, e fatores escolares, ou seja, devido a uma trajetória escolar com muitas reprovações que favorecia a falta de estímulos levando-os a abandonarem a escola. Diante desse quadro, nosso maior desafio era, além de convencê-los a matricularem-se, mantê-los frequentando diariamente as aulas com interesse, alguns depois de um dia cansativo de trabalho. As aulas deviam atender as diversas expectativas trazidas por diferentes públicos.

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