quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A SOMBRA DESSA MANGUEIRA


A sombra da mangueira que dá nome ao livro onde Paulo Freire no primeiro capitulo remete à sua infância, quando embaixo de árvores em sua casa no Recife, estudou, conversou com o irmão, fez descobertas, fez suas primeiras leituras de mundo e da palavra. A sombra da mangueira então é um lugar de reflexão, de aprendizagem, de olhar para suas origens, de pensar na transformação.

É uma visita à criança que fomos e nos permite ver de forma diferente de como antes víamos, de maneira mais crítica, menos ingênua. Para mim, voltar às minhas origens também me permite repensar minha postura de hoje.

Hoje relendo essa postagem penso o quanto é importante como educadora, voltar atrás na minha infância e poder lembrar como me sentia criança em várias situações que hoje nossos alunos vivenciam fazendo com que haja essa troca de aprendizagens. 

Por diversas vezes me vejo em algumas crianças em determinadas situações e é aí que podemos fazer a diferença na vida delas pois já sabemos como elas se sentem e do que elas precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário