quarta-feira, 23 de setembro de 2020

FILMES





Sensacionais os filmes que tive a oportunidade de assistir durante o curso.
Como o filme "Líder da Classe" gostaria de ressaltar a importância de todos os filmes que assistimos durante esses 5 anos. Foram filmes maravilhosos que nos trouxeram uma grande bagagem de conhecimento somado com experiência. Todos com um tema específico e mesmo que feitos há vários anos, estão sempre atuais em seus conteúdos. 
O filme como uma estrela na terra é simplesmente maravilhoso e nos dá uma grande lição pois quantas crianças que não conseguem ler por serem disléxicas não tem a mesma chance de terem um professor que as leve pra frente. São filmes que nos fazem refletir sobre a nossa prática diária.
Inteligência Artificial que não tinha visto ainda me tocou profundamente pelo apelo emocional e afetivo da criança que ao ser programada para amar tornou-se dependente do amor e carinho da mãe. Sua pureza ao não entender porque o abandono da mãe, a fantasia dela em relação a Fada Azul. Tudo muito lindo e profundo e que me fez refletir muito sobre vários aspectos tanto no nosso dia a dia no trabalho com nossos alunos quanto na nossa maneira de agir com nossas responsabilidades afetivas em relação a eles.
No filme Gênio Indomável também pude refletir muito em relação a capacidade de muitos jovens que tem tanta capacidade e inteligência e muitas vezes não desenvolvem e evoluem por viverem em uma realidade difícil. Também refleti muito na minha obrigação como professor de ajudar alunos assim vendo suas capacidades e não apenas seus defeitos.
O filme Narradores de Javé achei simplesmente sensacional, mostrando a cultura daquele povoado, uma cidade que ninguém sabia ler e escrever e que de repente para salvar a suas terras eles decidem fazer um documento cientifico da História da cidade e a única pessoa que poderia fazer era um ex carteiro banido pela comunidade por ter sido inescrupulosos pelo seu ato de escrever mentiras sobre os habitantes da localidade.
É comum ouvirmos as célebres frases "Quem conta um conto aumenta um ponto", "Existem três verdades: a minha, a sua e a que de fato é", "O povo aumenta, mas não inventa". Enfim, são verdades populares que estão na boca do povo e que é o elemento-chave do filme, levando a um confronto entre verdade – invenção, memória – história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário