quarta-feira, 23 de setembro de 2020

AFETO FAMILIAR

 https://lucianaarcosufrgs.blogspot.com/2018/01/afeto-familiar.html


            Nessa postagem trago uma reflexão sobre a importância do afeto familiar para o desenvolvimento da personalidade do individuo porém ressalto agora a importância também para o desenvolvimento cognitivo.


            Conforme Seber (1997), Piaget afirma que “vida afetiva e vida cognitiva são pois inseparáveis, embora distintas”, o que a autora completa:

Em síntese, toda conduta tem um aspecto estrutural, ou cognitivo, e um aspecto afetivo, e um não funciona sem o outro. Assim como a afetividade pode ser a causa de acelerações ou atrasos no desenvolvimento das estruturas, o inverso também acontece. (SEBER, 1997, p. 217)

          Posso observar claramente em meus alunos como aqueles que recebem mais afeto da família, aprendem e desenvolvem capacidades cognitivas com maior facilidade. 

        Hoje posso observar em algumas crianças de meu convívio que estão em casa neste período de quarentena e que estão estudando com o auxílio da família e não mais apenas com o professor e posso constatar que aquelas que tem o carinho e a atenção da família estão se saindo melhor do que aquelas que os pais estão irritados por terem as crianças em casa o tempo todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário