quinta-feira, 5 de julho de 2018

VYGOTSKY E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL




 Vygotsky  foi um dos primeiros a conceber a ideia que o desenvolvimento intelectual da criança decorre de interações sociais e das condições de vida das mesmas. Sua concepção sobre aprendizado vem da ideia que o homem é um ser social que se forma em contato com a sociedade, se opondo às concepções empiristas que enxergam o homem como produto de estímulos externos e também as teorias inatistas que defendem que o homem já nasce com as características que irá desenvolver durante a vida. Para o autor, o desenvolvimento do homem está intimamente ligado a historia da sociedade, sendo assim, é impossível separar um do outro. Pois, desde que as crianças nascem elas interagem com os adultos, e esses, naturalmente, procuram transmitir a elas a maneira “correta” de se relacionar com a cultura.

O autor acreditava que na mente do aprendiz existe uma “Zona de Desenvolvimento Proximal”, que é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que representa a capacidade  de resolver problemas individualmente, e o nível de desenvolvimento potencial, que é determinado através daquilo que se pode resolver com o auxílio de alguém mais experiente. O desenvolvimento potencial como ainda não foi atingido é sempre uma incerteza. Então, as “boas aprendizagens” são aquelas que proporcionam um maior desenvolvimento. 

Vygotsky considera muito importante o trabalho do educador neste contexto, como impulsionador do desenvolvimento cognitivo do aluno, disponibilizando apoio e recursos para que eles possam aplicar um nível de conhecimento maior do que seria possível sem auxilio.  Na óptica do autor o desenvolvimento da “criança é um processo dialético complexo caracterizado pela periodicidade, desigualdade no desenvolvimento de diferentes funções, metamorfose ou transformação qualitativa de uma forma em outra, embricamento de fatores internos e externos, e processos adaptativos que superam os impedimentos que a criança encontra”.  Fica claro que para o autor o desenvolvimento é um processo que acontece de dentro para fora se opondo as tradicionais concepções que dizem o contrario.

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