quinta-feira, 5 de julho de 2018

ESCOLAS DEMOCRÁTICAS



A escola é um espaço para o exercício da cidadania o que significa preparar pessoas para a vida em sociedade. Para que isso aconteça, é preciso construir um processo democrático onde a escola deve ser o cenário que reproduz tudo que acontece ao nosso redor no dia a dia.

A ideia de uma escola democrática é que todos participem igualmente para a sua construção através de uma gestão participativa onde todos têm autonomia para decidirem o melhor para o grupo. Hoje sonhamos com esse modelo e já existem muitas escolas que têm o propósito de serem regidas por alunos, professores, pais e comunidade em uma gestão participativa e democrática onde alunos não ficam apenas sentados ouvindo o professor como no filme.

Para Libâneo (2001) a participação é elemento imprescindível para garantir a gestão democrática da escola porque os sujeitos da escola devem estar presentes nas decisões, construções, acompanhamento e avaliação das propostas. 

Devemos ver o aluno como um sujeito importante dentro da escola e que a faz existir, cada um na sua individualidade, sendo sujeito de sua própria história tendo que ser respeitado e valorizado por qualquer gestor que deseje uma escola democrática.

Padilha (2005) destaca que o direito do educando deve ser garantido dentro do planejamento participativo conforme garante o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Eles devem ser ouvidos em todos os assuntos que lhes dizem respeito”.

Rubem Alves diz que há escolas que são gaiolas e escolas que são asas. As escolas gaiolas são como a escola do filme, onde os alunos estão aprisionados a um sistema tradicional onde ficam submetidos a ideias retrógradas e sem chances de desenvolver um pensamento crítico e reflexivo, tornando-se uma pessoa sem coragem de ir atrás de novas descobertas. Já as escolas asas respeitam os alunos em suas diferenças induzindo-os ao voo e a liberdade de novas descobertas. As escolas asas são escolas democráticas que oportunizam um ambiente acolhedor e estimulante para o aluno não perder o incentivo e o interesse de querer sempre aprender e assim possam voar sempre atrás de novos conhecimentos


    Re




Nenhum comentário:

Postar um comentário