terça-feira, 29 de março de 2016

LER PARA BEM ESCREVER

     Preocupada , para não dizer desesperada, em relação as postagens do blog, resolvi dar uma olhada em algumas revistas de linguagem e  ler alguns artigos referentes ao assunto para me munir de alguma ideia do que escrever. Encontrei uma reportagem que li e gostei sobre a necessidade e a importância da leitura para uma boa escrita pois "metade do trabalho do escritor é a leitura" e "ninguém é escritor sem ler", dizeres um tanto óbvios mas, no entanto, é cada vez mais comum ouvir pessoas  querendo ser escritores mas não tendo tempo para dedicar-se a leitura.
       Nesse contexto Bráulio Tavares, autor da matéria na Revista Língua, abril de 2014 da Editora Segmento, fala que é preciso criar um método de leitura para facilitar o processo da escrita com técnica e sugere alguns passos:
   -DAR RITMO ou seja, ler uma primeira vez para assimilar a ideia, para entender os fatos, visualizar o ambiente e logo de conhecer do que se trata, reler prestando a atenção, concentrando-se e examinando a escrita;
   -ANOTAR  ler anotando, sublinhando trechos importantes, destacando nomes, marcando parágrafos com informações que possam ser necessárias 
    -LER PENSANDO ler e reler pensando "Por que foi que achei isto tão bom?" como o autor fez com que eu gostasse disso?, como ele conseguiu causar esse efeito?, e tentar imitar pois imitar não é errado, é estudo,é pratica, é tentar reproduzir o mesmo efeito em nossos leitores. E quando conseguirmos dominar esse truque, não será mais uma imitação, e sim uma prática natural na nossa escrita. É bom também fazer a mesma coisa(ler, reler e examinar) quando achar algo muito ruim e responder  a pergunta "Por que não gostei disso? Isso com certeza nos ajudará a não cometer o mesmo erro.
      Logo, li , reli, anotei, pensei e conclui o quanto é importante o domínio da leitura para poder  estruturar  aquilo que vamos escrever para que se torne uma leitura interessante e prazerosa para quem ler.
     E depois de cada postagem me pergunto sempre "Gostaria de ter ter lido isto que acabei de escrever?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário