CARACTERÍSTICAS DO PÓS-MODERNISMO
*Imediatismo, instantâneo: tudo para
agora. Imediatismo “do ser” e “do se fazer “ neste momento, agora, já; e outro
sentido que as coisas não duram, são descartáveis como os desejos – o que
desejo agora não é o que desejarei daqui a pouco.
*Consumo – consumir é a lei nos tempos
pós-modernos, não importando se é realmente necessário, consumir por estatuas
tendo ou não condições, consumo esse que não é apenas de bens materiais
(descartáveis e duráveis), mas, principalmente, do consumo de significados
muitas vezes produzidos por uma cultura comum e não pelo sujeito e sua cultura
própria.
*Mídia – ditando regras de consumo, de
comportamento, de necessidades, de posicionamento e opinião, impondo regras em
relação a ser consumidor e ao que deve ser consumido.
Bauman utiliza os termos “fluidez e
liquidez” para caracterizar este período em que a sociedade vive.
Não há mais espaço para o duradouro
nesses tempos onde tudo se transforma rapidamente.
Hoje, questões que se mostravam seguras
em tempos atrás, como trabalho e equilíbrio econômico, foram substituídos por
uma insegurança pois o que tínhamos hoje como certo e seguro, amanhã já não
teremos. Tudo é momentâneo em sua duração e em tempo de mudança.
Essa mesma mídia formadora da cultura do
consumo também reproduz modelos e símbolos do que deve ser a “verdade”, o belo,
o padrão, o aceitável, o importante no momento.
Consumir esses símbolos e seguir esses
modelos é prioridade para não ficarmos à margem da sociedade.
E, no meio desse cenário, estão as
crianças que hoje são o maior e mais rentável nicho do consumo mundial.
A criança da pós-modernidade está tão
inserida no mundo do consumo que banalizou esse constante e variável desejo
desenfreado de possuir tudo o que a mídia apresenta, como possuir o que está na
moda, a marca do momento, as últimas tecnologias, sem caber julgar a
importância ou a validade destas, mas sim a velocidade com que elas se
atualizam. Até mesmo crianças sem poder econômico para essa constante mudança
do que é o “importante agora” se veem como consumidoras não somente de bens
materiais, mas também de ícones fabricados pela mídia como personagens de
desenho, super-heróis e tendências da moda.
Crianças nascidas nesse mundo consumista
tem maior facilidade para descartar desejos e necessidades, o que as torna não
apenas um alvo fácil das propagandas, mas também lhes confere o poder de
convencer as famílias ao consumo.
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