domingo, 31 de maio de 2020

INFÂNCIA E TECNOLOGIA NA PANDEMIA


As vidas de muitas famílias   mudaram  drasticamente desde o início da quarentena. Milhões de crianças estão em casa enquanto os responsáveis se vêem envolvidos nas diversas demandas do dia a dia, desde a  arrumação da casa, da alimentação, dos filhos e do contato com a escola, da vida profissional  até a  preocupação constante com a saúde da família e dos outros . Nesse contexto o ambiente digital é um recurso fundamental, ainda que não seja uma tecnologia que chegue a todas as famílias. Além de oferecer diversas oportunidades de conexão, socialização com os amigos e familiares, cultura e também novas formas de aprender e brincar, o ambiente digital também apresenta desafios que precisam a nossa atenção.
Muitas pessoas tendem a avaliar o uso da tecnologia pelas crianças apenas pelo tempo de tela. No entanto é necessário estar atento a qualidade das plataformas e ambientes em que nossas crianças frequentam.
O ambiente digital , neste momento de pandemia tem o papel de ajudar as crianças a cultivar laços afetivos além de mantê-las aprendendo. As relações são fundamentais para um desenvolvimento saudável das crianças e neste momento e é essa tecnologia que fará essa conexão ligando-os aos amigos, colegas, família fazendo que colaborem , brinquem e partilhem histórias e experiências.
O fechamento de escolas interrompeu a educação de crianças enquanto professores e gestores se deparam com desafios e dúvidas relacionados ao papel da escola em tempos de pandemia. Para além da educação à distância, a tecnologia pode manter os estudantes engajados na experiência de aprender em casa ao mesmo tempo que os mantêm conectados à professores e colegas, trocando sobre o que os reúne: o conhecimento, a convivência, o trabalho de aprender e ensinar.
Entretanto, como professora, tenho conversado com algumas famílias de alunos via redes sociais e vejo a dificuldade que a maioria enfrenta em controlar as atividades dos filhos no ambiente virtual e  como mãe sinto na pele esse problema. Quando estamos o dia todo em casa tendemos a confiar na segurança e no controle de nossos filhos e relaxamos dando a eles uma autonomia e liberdade com a ideia  de que estão seguros sendo que o uso dessa tecnologia toda  pode não ser tão seguro assim se não estivermos  preparados  e não conhecermos bem  todo funcionamento para poder proporcionar e garantir essa segurança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário